quinta-feira, 25 de junho de 2009

PROJETO DE LEITURA EM AÇÃO
“LER PARA CRESCER”

Justificativa

Diante das dificuldades apresentadas pelos alunos na leitura, interpretação de textos e, consequentemente na escrita, sentimos a necessidade de trabalhar um projeto que objetivasse despertar nos alunos o gosto pela leitura através de metodologias, recursos e estímulos.
Um projeto que trabalhasse o hábito de ler diferentes tipos de textos e melhorasse a escrita em consequência do hábito de ler.
Durante uma história o aluno pode estabelecer relações com sua forma de pensar e o modo de ser do grupo social ao qual pertence.
Literatura é arte – Arte da palavra. Ela reflete a vida e ajuda a compreender a diversidade da experiência humana. Sabendo-se disso, a realização deste trabalho será de fundamental importância para estimular os alunos a ler mais, levando-o a reconhecer que a leitura amplia os conhecimentos, propicia momentos de prazer, descontração e é a fonte de formação do senso crítico no indivíduo.

Cardápio da leitura


1. Roda da Leitura – todos os alunos sentados, em formato de círculo, para a realização da leitura do dia.

2. Vender o Livro - todos os alunos, após a leitura do livro, um por vez, fará a apresentação do livro lido. Deverá no seu momento, convencer aos demais que o mesmo é bom.

3. Palanquinho – ao término da leitura, o aluno subirá no palanquinho para falar que parte do livro mais gostou. Ele tornasse-a o centro das atenções.
4. Alô Leitura – o professor dividirá a turma em grupos de 2 a 2, onde todos simularão uma ligação telefônica para contar ao amigo o livro que escolheu e aquilo e aquilo que chamou sua tenção ao lê – lo.
.
5. O painel da Leitura - cada aluno escreverá uma frase que identifique o livro por ele lido. Essa frase vai para o painel destacando a leitura realizada no dia.

6. Self – Service – o professor colocará a disposição dos alunos, várias opções de leitura, por exemplo, gibis, revistas, livros literários e outros, para que escolham a leitura do dia.

7. Gira - gira do Livro – cada aluno lerá uma página do livro, e , ao final, todos terão participado.

8. Feira do Livro – o professor promoverá, na escola, uma feira de exposição dos livros lidos pelos seus alunos. Convidará outras turmas para que, durante o evento, possam outros alunos apreciar as apresentações dos livros. Cada aluno apresentará 3 (três) livros na exposição.

9. Recontando a História - momento em que cada aluno terá a oportunidade de recontar uma história, uma lenda etc.

10. Textoteca – é quando o professor colocará a disposição dos alunos, textos diversos para leitura.

11. Personagens da História – realizada a leitura do dia o aluno deverá comentar os personagens que mais se destacaram na história em questão.

12. Pirulito poético – o professor fixa uma estrofe ou uma pequena poesia no pirulito e distribui, cada aluno deverá recitar ou ler com entonação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário